ARTIGO

Já estás a construir o teu futuro profissional?

O sucesso na tua carreira pode começar antes mesmo de terminares a faculdade. Há muito que podes fazer para encontrar o teu caminho e preparar o futuro.

Encontrar o emprego ou profissão que queremos, começar a trabalhar e desenvolver uma carreira parece difícil, mas com um bom plano e organização é possível encontrar o caminho certo e preparar um futuro promissor. O primeiro passo é identificar o que te apaixona, as tuas maiores competências e aquilo que ambicionas para o teu futuro. Este percurso deve começar ainda no secundário e consolidar-se no ensino superior, onde as escolhas que fazes e as experiências que vives podem ser determinantes para uma decisão mais consciente e, acima de tudo, para alcançares uma vida profissional mais feliz.

Entrar no mercado de trabalho requer experimentação, contacto com outras pessoas e entidades, aptidões e documentos que apresentam a pessoa que somos e o profissional que podemos ser. Descobre o que podes fazer para preparar melhor o início da tua vida profissional.

1. A vida no currículo 

O currículo (CV) é muito mais do que a experiência de trabalho, que demora anos a acumular. Quando se está a procurar entrar no mercado de trabalho, tudo o que colocarmos no currículo reflete a nossa experiência de vida. A expressão latina curriculum vitae é, aliás, traduzida por ‘percurso da vida’. Desta forma, além do trajeto académico, as vias de formação ou o curso superior escolhido, muitos outros elementos podem enriquecer o currículo, revelando quem somos e o que podemos oferecer.

Por exemplo:

  • Cursos de línguas ou outra formação específica externa;
  • Disciplinas facultativas;
  • Clubes escolares;
  • Modalidades desportivas realizadas;
  • Voluntariado;
  • Associações ou atividades culturais organizadas em que se participa.

Contudo, é igualmente importante saber apresentar as nossas características pessoais de forma realista e honesta, sem exageros. Descrever competências, qualidades ou conquistas de maneira autêntica demonstra maturidade e confiança, evitando cair na armadilha de inflacionar ou inventar experiências que podem não corresponder à verdade.

Na escolha de um candidato para um emprego, qualquer componente do CV pode fazer aquele clique que leva a escolher-te para a função.

👉 Melhora o teu currículo

Há sempre espaço para crescer, e isso acontece ao longo de toda a vida profissional. Achas que precisas de algum conhecimento extra? Faz um curso, aprende uma língua, vai fazer voluntariado, faz uma viagem, pesquisa e estuda empresas ou serviços da área em que gostarias de trabalhar. Nem tudo serve para colocar no currículo, mas serve de experiência de vida que contribui para o desenvolvimento de competências profissionais e sociais.

👉 Faz estágios

Uma das melhores formas de ganhar experiência e encontrar uma vocação ou uma área específica de trabalho é através de estágio. Não apenas os estágios profissionais, que muitas vezes estão incluídos nos cursos universitários, mas também estágios voluntários, sejam através de candidaturas espontâneas ou concursos. Muitas empresas abrem frequentemente vagas especificamente para dar formação e aumentar as aptidões de jovens, potenciais colaboradores futuros.

Uma das vertentes por vezes incluídas nos estágios é o job shadowing, em que em vez de se ficar à secretária a fazer tarefas menores, se acompanha o dia a dia de outra pessoa, observando o seu trabalho.

👉 Escreve uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação ou de motivação pode ser um grande aliado na procura de uma vaga de trabalho ou de estágio. Se no teu currículo está o percurso e as competências adquiridas, na carta de apresentação essas informações estão mais detalhadas. Além disso, deve espelhar a tua personalidade, os teus objetivos e motivações, a razão pela qual achas que és a pessoa indicada para aquele lugar. Por isso, se o CV serve para várias candidaturas - ainda que deva ser adaptado a determinada vaga -, a carta de apresentação deve ser o mais personalizada possível para aquele destinatário. Pode ser reutilizada, mas com as devidas alterações.

👉 Participa num career camp 

Existem vários programas ou iniciativas que te podem ajudar a tomar as decisões certas sobre o futuro. As bolsas de emprego apresentam vagas disponíveis, sendo possível acompanhar as tendências ou conhecer entidades ao longo do curso. E os bootcamps incentivam o talento com palestras e formações, abrindo o contacto com as empresas e outras entidades.

Antes disso, os career camps são uma excelente oportunidade para ajudar a definir um percurso, a entender as próprias capacidades e apetências. Existem diversos career camps em que podes participar, como o Inspiring Career Camp, promovido em várias cidades pela Inspiring Future, cujo site também apresenta diversas informações, dicas, cursos e outros projetos relacionados com a educação e a empregabilidade.

2. A importância do networking

As pessoas que estão à tua volta, as empresas que conheces, os professores, podem ser fundamentais para o teu percurso profissional. Muitas vezes é a partir deles que surge a primeira oportunidade de trabalho, ou uma mudança profissional mais tarde. É importante ter objetivos, ambições, mas o primeiro emprego não tem de ser logo uma excelente função com um bom salário, até porque ‘emprego para a vida’ é um conceito que está cada vez mais desajustado em relação a uma carreira profissional.

Um emprego de base é também a melhor forma de aprender uma profissão e ganhar novas skills. Nenhuma empresa espera que um jovem saído da faculdade domine todos os aspetos da sua função, pelo que a margem de progressão é maior. E depois o networking vai-nos acompanhando ao longo da vida, ajuda a abrir novas portas, encontrar novas oportunidades de trabalho.

3. Preparar as entrevistas

Outra competência importante na altura de entrar no mercado de trabalho é a comunicação, necessária logo no momento de ir a entrevistas de emprego. É importante estudar ao máximo a empresa, os seus serviços e a função a cumprir, de forma a responder com confiança às questões que o responsável de recursos humanos possa fazer. Por outro lado, deves estar preparado para falar do teu percurso e destacar as áreas ou competências que achas de maior valor para aquele trabalho, conhecer bem as tuas mais-valias.

Além disso, é importante ter uma apresentação, a roupa, adequada à empresa ou função. E o discurso, a forma de sentar e a linguagem não-verbal - o olhar, as mãos, os movimentos - devem ser cuidados, evitando a informalidade.

4. O que é importante num trabalhador jovem?

Entrar no mercado de trabalho pela primeira vez requer esforço, dedicação e capacidade de adaptação às necessidades e exigências. Mas ninguém procura um assistente ‘faz-tudo’ apenas para lhe passar trabalho, nem uma pessoa que consegue fazer tudo imediatamente. Para teres sucesso na tua carreira profissional em geral, deves ter:

  • Ambição de crescer e atingir novos patamares;
  • Capacidades de comunicação com diferentes pessoas e públicos;
  • Confiabilidade, conseguir cumprir prazos e horários;
  • Vontade constante de aprender;
  • Positividade, contribuir para um bom ambiente de trabalho;
  • Capacidade e vontade de trabalhar em equipa.

Se estás prestes a começar a tua vida profissional, cultiva a capacidade de ouvir e de estar atento; o detalhe na realização de tarefas que te sejam pedidas; e a disponibilidade para contribuir, para estar presente e para ser proativo, sempre com a humildade de quem está sempre pronto para aprender e fazer melhor.

Essenciais para a escola

Prepara o futuro com carinho: cada material escolhido é um passo rumo aos sonhos que começam na escola.
Essenciais para a escola
#Sucesso - Matemática - 7.º Ano - nos Testes
#Sucesso - Matemática - 7.º Ano - nos Testes
Esgotado -10%
#Sucesso - Português - 8.º Ano - nos Testes
#Sucesso - Português - 8.º Ano - nos Testes
-10%
#Sucesso - Português - 7.º Ano - nos Testes
#Sucesso - Português - 7.º Ano - nos Testes
-10%
A Gramática - Exercícios - 3.º Ano  de Maria Regina Rocha
A Gramática - Exercícios - 3.º Ano  de Maria Regina Rocha
-10%
A Gramática - Português - 1.º Ciclo  de Maria Helena Marques
A Gramática - Português - 1.º Ciclo  de Maria Helena Marques
-10%
A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson
A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson
-10%

SER TRIBO

Uma comunidade que te oferece vantagens em grandes marcas de papelaria.