Literacia Financeira para universitários: Guia prático para gerir as tuas finanças pessoais
O que é a Literacia Financeira? E como podes melhorar a partir de hoje as tuas finanças pessoais? Entra neste mundo com o nosso guia prático.
A universidade dá-te novas experiências e um grande crescimento pessoal, mas também traz responsabilidades - entre elas, a gestão das finanças pessoais: o custo do alojamento, transportes, material de estudo, alimentação, além de pequenas despesas que juntas podem pesar bastante.
Por isso, aprender o que é literacia financeira, logo no início da vida universitária, não é um luxo - é uma necessidade. Este artigo explica-te de forma prática o que é literacia financeira. Damos-te dicas concretas para a vida de um universitário que vão facilitar a gestão do teu orçamento. Vais evitar custos desnecessários, sustos com despesas inesperadas e criar bons hábitos financeiros para o teu futuro. Com jeitinho ainda vais conseguir poupar!
O que é literacia financeira e por que é importante para universitários
Literacia financeira é o conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes que permitem a alguém tomar decisões sensatas na utilização do dinheiro. Gerir rendimentos e despesas, saber poupar, e também compreender como funcionam os créditos, os juros e diferentes tipos de investimentos.
Sabias que os alunos portugueses mostram ter um uso responsável do dinheiro, mas estão abaixo da média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) na utilização de produtos financeiros como uma conta ou o cartão de crédito?
Não tens de tornar-te um especialista em banca e finanças ou saber tudo sobre ações ou investimentos complexos. O importante é conheceres claramente a tua situação financeira, garantir que chegas ao final do mês com todas as despesas pagas e ainda consegues ter dinheiro para lazer, para imprevistos e para poupanças.
No Inquérito de 2023 à Literacia Financeira dos portugueses, os portugueses revelaram ter responsabilidade na gestão do dinheiro, mas falta de conhecimentos mais complexos, como compreender a taxa de inflação, por exemplo.
Estes conhecimentos podem trazer benefícios a curto e longo prazo:
- Evitas decisões precipitadas, como gastar demais, acumular dívidas de cartão de crédito ou atrasar pagamentos;
- Geres melhor o stress ligado ao dinheiro, planeando poupanças para emergências sem entrar em pânico;
- A longo prazo poderás construir poupança e, se quiseres, começar investimentos;
- Preparas o teu futuro profissional e pessoal com mais segurança, construindo uma base sólida para grandes projetos, como comprar casa, viajar, mudar de rumo profissional ou voltar a estudar;
- Asseguras uma vida adulta estável e segura.
Como organizar as tuas finanças pessoais
Gerir o orçamento universitário não é um bicho de sete cabeças. Estes passos simples e práticos ajudam-te a controlar tuas as finanças pessoais.
1. Definir orçamento mensal
- Lista todas as tuas fontes de rendimento: tens mesada? Uma bolsa de estudo? Um emprego, estágio, trabalhos esporádicos?
- Lista as despesas fixas: renda, alimentação, propinas, transportes, contas água, luz, internet, telemóvel, etc.
- Subtrai as despesas fixas ao teu rendimento: o resultado é o dinheiro que tens disponível para outras despesas.
- Identifica os dias em que tens despesas fixas a pagar. Por exemplo, se a conta do telemóvel cair ao fim do mês, terás que manter esse dinheiro reservado. É importante teres noção destes timings para não atrasares pagamentos.
2. Categorizar despesas
Divide o dinheiro em pelo menos três categorias:
- Fixas e essenciais: casa, alimentação básica, transportes, telecomunicações.
- Variáveis e não essenciais: lazer, jantares e saídas com amigos, roupa, um take away num dia preguiçoso.
- Ocasionais ou imprevistas: é importante guardares algum dinheiro extra das para os imprevistos da vida adulta, como uma consulta médica ou medicamentos, reparações em casa, um eletrodoméstico.
Este método vai dar-te uma visão geral do teu orçamento disponível e ajudar-te a pôr algum dinheiro de lado para algo que queiras, como uma viagem ou o bilhete para um festival.
💡Curiosidade:
Organizar a informação numa tabela no computador ou num caderno é intuitivo e eficaz. Usa colunas para rendimentos, despesas, valores, datas. Também há apps de gestão financeira que organizam esta informação de forma visual e facilitam a atualização diária no teu telemóvel. Damos-te algumas sugestões de apps mais à frente.
3. Definir planos para o futuro?
Escreve os teus planos para o futuro que envolvam despesas a curto, médio ou longo prazo. Queres ir a um festival no próximo mês? Fazer uma viagem no ano que vem? Ou Erasmus antes do final do curso?
Com este mapa do teu orçamento mensal podes pensar sobre o futuro: em que categorias gastas mais? Será que há alternativas mais baratas? Há alguma coisa que não seja necessária? Consegues poupar no final do mês? Onde cortarias para iniciar uma poupança?
A partir daí, calcula um custo ao teu sonho: percebe quanto precisas de poupar e onde podes ir buscar, pouco a pouco, esse dinheiro.
Ferramentas úteis para estudantes
Se estás um pouco atrapalhado com as contas ou se queres garantir que os teus objetivos de poupança são conseguidos, estas ferramentas ajudam-te a definir o orçamento e a geri-lo.
📈 Tabelas Excel:
- Modelo ‘Student Budget’ da Microsoft Office Templates - desenhado a pensar nos estudantes, com abas separadas para despesas pessoais e de estudo e automatização de totais.
- Modelos gratuitos da Tiller - é uma plataforma paga que cruza informação das contas pessoais dos utilizadores com tabelas de orçamentos pessoais, mas tem modelos gratuitos capazes de produzir gráficos e fórmulas.
- Modelo da Vertex42 - este site especializado em Excel tem um modelo desenhado especificamente para universitários e outros para orçamentos mensais ou anuais, por exemplo.
📱 Apps de gestão de finanças pessoais:
- Expensify - escrever todas as despesas na app, até a de um cafezinho, é uma seca? Não precisas de introduzir manualmente, basta fotografares o recibo e a app organiza toda a informação.
- MoneyWise - estás sempre a ficar sem dados móveis? Não precisas de ligação à internet para atualizar esta app, que também produz gráficos de despesas semanais ou mensais.
- Mint - Precisas de um alerta para te impedir de comprar mais alguma coisa? Esta app sincroniza-se com as tuas contas bancárias e emite alertas sempre que estás à beira do limite.
Como poupar e juntar dinheiro sendo estudante
Poupar não tem de significar deixares de viver plenamente esta fase tão entusiasmaste da tua vida, ir a concertos, divertir-te com os amigos ou passear. Aqui vão algumas estratégias simples para reduzires os gastos:
- Evita comer fora com frequência: cozinha em casa, aposta nas marmitas. A cantina da faculdade também pode ser uma opção económica.
- Usa descontos de estudante. Explora bem o teu cartão de aluno, os descontos em transportes públicos, verifica as vantagens em cada equipamento cultural e até na compra de software e tecnologia.
- Aproveita promoções e marcas brancas, que podem baixar muito as compras do dia a dia, seja o detergente da roupa ou o leite do pequeno-almoço.
- Aposta na micro-poupança: arredonda para cima cada gasto e guarda o que sobra numa poupança.
- Procura gerar rendimento extra. Tens tempo? Com um trabalho part-time, explicações ou freelancing ganhas experiência e algum dinheiro.
- Evita dívidas extra. Não adies pagamentos através do cartão de crédito, porque poderás pagar juros ou multas.
Recursos para melhorar a literacia financeira
Os benefícios a longo prazo podem começar já hoje e aprofundares o teu conhecimento nunca foi tão fácil. Há vários livros, podcasts e cursos disponíveis.
Escolhe bem as tuas fontes quando procuras informação sobre a gestão do dinheiro. Procura perceber quem está a falar contigo e de onde vem a sua autoridade para dar conselhos e ensinar literacia financeira.
📚 Livros:
- Começa Já! Ganhar dinheiro é mais simples do que pensas - escrito pelo jornalista Pedro Andersson, especializado em finanças pessoais e poupança, este livro é direcionado aos jovens dos 16 aos 30 anos. Ele também é autor do blogue e podcast Contas Poupança.
- Ganhar, Poupar, Investir e Como fazer crescer o seu dinheiro sem esforço - são livros da equipa do Doutor Finanças, empresa portuguesa especializada em finanças pessoais que mantém um blogue e cursos. O primeiro livro é um manual básico de literacia financeira para a realidade portuguesa e o segundo é excelente para começares os teus investimentos.
- A Psicologia do Dinheiro - Morgan Housel é fundador do Collaborative Fund e colunista do Wall Street Journal. Neste livro mostra, a partir de histórias de pessoas reais, que gerir dinheiro não é só números, mas hábitos, emoções, formas de ver o mundo.
💻 Cursos online / workshops:
- Todos Contam do Plano Nacional de Formação Financeira - tem cursos online em áreas como finanças pessoais, crédito ou investimentos.
- Deco Proteste Investe - em formato e-learning, tem o curso O meu Dinheiro para entrares no tema.
- Finanças para Todos - é o programa de formação da Universidade NOVA, acessível a toda a gente. Podes inscrever-te para a edição 25/26.
🎧 Podcasts e blogues:
- MoneyBar - Bárbara Barroso começou como jornalista de economia e tornou-se educadora financeira com o seu projeto MoneyLab. Este podcast simplifica conceitos, fala de investimentos ou de temas da atualidade, como burlas.
- Money Money Money - é um podcast do jornal Expresso e fala da literacia financeira do ponto de vista da atualidade. É bom para compreenderes melhor o impacto dos temas económicos, sociais e políticos na tua carteira.
- FIRE Talks - Luís Lobo Jordão é um analista financeiro com certificação CFA e 25 anos de experiência em investimentos. Neste podcast fala de experiências e planos para alcançar a independência financeira.
- Literacia Financeira by Catarina - Catarina Machado tem formação académica em mercados financeiros e é educadora financeira certificada. No seu blogue, aborda os conceitos mais básicos, mas também as criptomoedas ou os ETF.
Começar já a pensar nas finanças pessoais pode fazer toda a diferença. A literacia financeira é um conjunto de hábitos, decisões quotidianas, aprendizagem contínua e, agora que tens mais independência e autonomia na gestão do dinheiro, é a altura ideal para criares bons hábitos. Organiza o teu orçamento e as tuas despesas, procura aprender mais e vais estar pronto para os desafios desta nova fase - e do teu futuro!