Caixa de ferramentas para pais: como tornar o estudo leve e divertido
10 Feb 2025
ARTIGO

Caixa de ferramentas para pais: como tornar o estudo leve e divertido

Fazer os trabalhos de casa e estudar são tarefas importantes, mas por vezes é difícil manter os miúdos interessados e animados. Sabe como ajudar a descomplicar o estudo. 

 

 

Entre o longo dia de aulas, as atividades extracurriculares e o tempo em família, encaixar o estudo e garantir que os filhos fazem os trabalhos de casa com dedicação e sem birras pode ser difícil. Por outro lado, forçar demasiado o estudo ou ser exigente com as tarefas aumenta a frustração, podendo ter o efeito contrário e tornar a aprendizagem mais difícil.

 

Ser compreensivo com as dificuldades e encontrar formas de simplificar o estudo ou torná-lo mais interessante e divertido é o melhor caminho para que os teus filhos tenham bons resultados e gostem de estudar. Sabe como.

 

 

 

 👉  Cria um local de estudo

É fácil encontrar distrações quando a motivação não é muita. Seja a televisão ali ao lado, os brinquedos ou irmãos desocupados, há muitos elementos que podem desviar a atenção. O ideal é que o espaço para estudar e fazer os trabalhos escolares não seja no quarto nem num local da casa movimentado e que seja escolhido ou preparado por eles. Basta que seja iluminado, confortável e que tenha tudo o que é necessário para trabalhar com concentração.

 

 

 👉 Dá-lhes o controlo

As crianças e jovens gostam de poder tomar decisões, de se sentirem independentes e responsáveis. No momento de estudar ou fazer diferentes exercícios isso pode ser uma estratégia para os entusiasmar. Deixa os teus filhos escolherem que tarefas querem fazer primeiro, que matérias estudar, que livros e utensílios usar, de forma a que não se sintam contrariados.

 

👉 Cria desafios e jogos

Não se trata de ver em quanto tempo se consegue terminar um exercício ou de tratar o estudo como mera brincadeira, mas gamificar os exercícios ajuda tanto a motivar as crianças como a puxar pela imaginação, reforçando a criatividade. Desde criar cartões de perguntas como num concurso, usar objetos em casa para matemática ou adaptar trabalhos escolares a situações e aplicações reais, este tipo de exercícios que juntam diversão são frequentemente mais fáceis de compreender. Mesmo cronometrar uma tarefa pode ser positivo, na medida em que é muitas vezes aceite como um desafio, além de incentivar a prática e a rapidez de raciocínio.

 

 👉 Permite pausas

Mesmo quando são poucos trabalhos de casa, vais ouvir os teus filhos dizerem que estão cansados, pedirem para fazer um intervalo, isso é necessário. Ao introduzir um momento de descanso, seja para brincar ou fazer outra coisa, não só ficam mais satisfeitos como refrescam as ideias e libertam a cabeça da tarefa anterior. Se propuseres essa pausa ou definires logo no início quando podem descansar, estás a mostrar-te ainda mais compreensivo e atento.

 

 

 👉 Dá-lhes um papel para representar

Um pouco como um jogo em que eles são os protagonistas, incentiva os teus filhos a criarem uma narrativa para o estudo. Nessa história eles podem ser o professor que explica a matéria aos brinquedos e peluches, um cientista, uma personagem de um momento histórico. Desta forma eles contam o que aprenderam, e memorizam, de uma forma simples e lúdica.

 

 

 👉 Incentiva as anotações e o uso da cor

Uma das formas de aprender mais facilmente é a escrever, mas não apenas copiar textos e exercícios. Escrever notas em folhas, cadernos ou livros (desde que não sejam para devolver); usar cores, etiquetas e desenhos ou grafismos; e criar cartões com informação, são formas de estimular a criatividade e de deixar os teus filhos encontrarem a sua maneira de estudar. Para isso, possui muitos materiais de escrita e desenho, diferentes cadernos de vários tamanhos e folhas soltas para eles usarem. E deixa-os escolher, basta uma caneta especial ou um caderno que viram e gostaram para ficarem mais motivados na hora de fazer os trabalhos ou estudar.

 

 👉 Usa a tecnologia

Mesmo para exercícios que já estão definidos pelos professores, a tecnologia pode ser um auxiliar na aprendizagem e concretização. Mais ainda quando se trata de estudar determinada matéria. Questionários online, vídeos, apps de estudo ou simples folhas impressas a partir de sites da internet trazem dinamismo e diversão aos momentos de estudo e são seguramente mais bem aceites do que livros pesados e cadernos de escrita.

 

  👉 Aprende com eles

Muitas vezes mandamos as crianças fazer os trabalhos e vamos à nossa vida, resumindo a nossa ajuda à correção no final. Os pais não devem ser meros corretores ortográficos ou de matemática, há até quem defenda que os trabalhos não devem ser corrigidos antes de as crianças os levarem para a escola. Por outro lado, também não devem ser os pais a tomar a dianteira e praticamente fazer os exercícios pelos filhos, indicando tudo. O melhor método é, sempre que possível ou que eles não se sintam à vontade sozinhos, acompanhar a aprendizagem quase como se fôssemos alunos, orientando quando é necessário e dando tempo para a resposta ou conclusão chegar.

 

 👉 Recompensa, elogia

Terminar os trabalhos de casa não deve ser visto como um motivo para receber um prémio, mas recompensar o esforço tem um efeito positivo. Define o tempo de estudo em casa, de preferência sempre à mesma hora, e procura dar uma recompensa quando esse horário é cumprido ou antecipado. A recompensa não tem de ser um presente físico ou uma guloseima, pode ser uma atividade, um programa de televisão ou um jogo em família. E a recompensa mais importante é o elogio, mostra que estás orgulhoso regularmente, elogia o trabalho bem feito e o esforço. Dá-lhes confiança e motivação para o futuro.

 

 

A escola é também uma aprendizagem para os pais, que não devem estar focados em expetativas exageradas, stressados com as notas e testes, ou preocupados com a necessidade de muitas horas de estudo. A aprendizagem é um percurso que pode ter muitos caminhos, devendo encontrar-se os métodos mais eficazes ou adequados para cada criança, a sua própria forma de aprender. Isso consegue-se privilegiando o bem-estar, o tempo livre e a diversão, a criatividade, a autonomia e a gestão das emoções ou do esforço, sempre com disponibilidade para apoiar, orientar e elogiar.

 

Essenciais para a escola

Prepara o futuro com carinho: cada material escolhido é um passo rumo aos sonhos que começam na escola.
Essenciais para a escola
#Sucesso - Matemática - 7.º Ano - nos Testes
#Sucesso - Matemática - 7.º Ano - nos Testes
Esgotado -10%
#Sucesso - Português - 8.º Ano - nos Testes
#Sucesso - Português - 8.º Ano - nos Testes
-10%
#Sucesso - Português - 7.º Ano - nos Testes
#Sucesso - Português - 7.º Ano - nos Testes
-10%
A Gramática - Exercícios - 3.º Ano  de Maria Regina Rocha
A Gramática - Exercícios - 3.º Ano  de Maria Regina Rocha
-10%
A Gramática - Português - 1.º Ciclo  de Maria Helena Marques
A Gramática - Português - 1.º Ciclo  de Maria Helena Marques
-10%
A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson
A Ilha do Tesouro de Robert Louis Stevenson
-10%

SER TRIBO

Uma comunidade que te oferece vantagens em grandes marcas de papelaria.